Depois de quase seis meses de espera, a Prefeitura de Patos de Minas anunciou hoje a retomada do atendimento odontológico hospitalar a pessoas com deficiência (PCD). O serviço, antes realizado no Hospital Regional Antônio Dias, agora será prestado na Santa Casa de Misericórdia. Os primeiros procedimentos no novo prestador aconteceram, com sucesso, esta semana.

O retorno desse atendimento foi possível graças à união de esforços da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Em convênio assinado entre as partes, os profissionais são viabilizados pela prefeitura, sendo todos servidores efetivos: cirurgião-dentista especialista em atendimento a pacientes com deficiência, cirurgião-dentista bucomaxilofacial, auxiliar em saúde bucal e regulador.

A partir de agora, os 33 municípios da macrorregião Noroeste têm a Santa Casa de Misericórdia como referência na odontologia hospitalar para PCD. O fluxo de marcação ocorre via Centro de Especialidades Odontológicas de Patos de Minas (CEO), por meio do programa federal Brasil Sorridente.

O Componente Pacientes com Necessidades Especiais Hospitalar tem como objetivo a realização dos procedimentos odontológicos clínicos, cirúrgicos e preventivos às pessoas com deficiência sob sedação ou anestesia geral. O serviço é indicado a quem apresenta uma ou mais limitações temporárias ou permanentes (de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica) que impedem o atendimento ambulatorial.

Vale ressaltar que esses pacientes são regulados pelo protocolo de atendimento pactuado, o qual classifica o usuário para ser submetido a essa assistência. O primeiro atendimento ao PCD é feito pelas equipes de saúde bucal na Atenção Primária, podendo o usuário ser assistido nos centros de especialidades odontológicas (quando houver). Por fim, ele é encaminhado ao serviço de odontologia hospitalar.