A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, informou ao Patos Hoje nesta sexta-feira (1º), dia mundial de luta contra a AIDS, que a Capital do Milho teve, nos primeiros onze meses deste ano, 24 novos casos de HIV/AIDS. O número é quase 50% menor do que o registrado no ano passado, mas as autoridades continuam alertando a população para se prevenirem.

O Patos Hoje entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde no início da semana e conseguiu os dados nesta sexta. Por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, foi informado que, de acordo com dados do Painel Epidemiológico HIV/AIDS em Patos de Minas, em 2022, foram registrados 32 novos casos de HIV e 12 de AIDS (quando a doença já se manifestou); e em 2023, foram identificados 17 novos casos de HIV e 7 de AIDS.

Com relação ao perfil dos infectados, ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foi constatado um maior número de casos entre indivíduos com Ensino Médio Completo, seguido por aqueles com Ensino Superior Completo. A incidência mais significativa ocorreu nas faixas etárias de 30 a 39 anos, seguida pela faixa de 20 a 29 anos.

Também informou que houve um maior número de casos entre indivíduos do sexo masculino e uma maior incidência em pessoas de cor branca, seguida pela cor parda. No que diz respeito ao tipo de transmissão, o número de casos foi maior entre homens que fazem sexo com homens, e o principal meio de contágio é a relação sexual sem proteção.

No geral, as formas de contágio continuam sendo fazer sexo vaginal, anal e oral sem usar preservativo; receber transfusão de sangue contaminado; compartilhar instrumentos perfurocortantes sem esterilizar antes, como seringas e alicates de unha; e da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

E neste último caso, o Município de Patos de Minas tem números para comemorar. O resultado do trabalho contínuo, que vem sendo realizado em Patos de Minas, já pode ser visto. A cidade recebe, na próxima semana, o certificado de erradicação de HIV congênita do Ministério da Saúde. O último caso de transmissão vertical do vírus (de mãe para filho) foi há 18 anos. O município também será agraciado com o selo bronze de prevenção da sífilis congênita.

Em seu relatório global mais recente, intitulado “O Caminho que põe fim à AIDS”, o UNAIDS traz dados e estudos de caso apontam que o fim da AIDS é uma escolha política e financeira e que os países e lideranças que já estão seguindo esse caminho estão obtendo resultados extraordinários.

A Prefeitura Municipal orienta a todos a se cuidarem e prevenirem. Para isso, além de se cuidar preventivamente, deve fazer os testes rápidos. Os testes rápidos são realizados em todas as unidades de saúde da família (USF) e no Serviço de Atenção Especializada (SAE), de segunda a sexta-feira, por demanda espontânea.