Outubro é tradicionalmente o mês em que a campanha de conscientização ao câncer de mama é difundida e em 2023 esta data ganhou um significado ainda mais especial em Patos de Minas. Na manhã deste sábado (21/10), a Santa Casa de Misericórdia realizou a primeira cirurgia de mastectomia radical com reconstrução mamária.

A portaria Nº 553 de 10 julho de 2023, do Diário Oficial da União, habilitou a Santa de Misericórdia de Patos de Minas na estratégia excepcional de ampliação do acesso à reconstrução mamária, em caso de mulheres com diagnóstico de câncer de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

A habilitação é fruto de um trabalho em conjunto da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas e Secretaria de Estado de Saúde – SES-MG.

A primeira cirurgia de mastectomia radical com reconstrução mamária na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, foi iniciada às 08:00 da manhã. O procedimento é conduzido por uma equipe renomada composta pela mastologista Dra. Renata Laís Ferreira Castro e o cirurgião plástico Dr. Junio Moreto de Oliveira.

A Santa Casa


A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, é uma realização em conjunto da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, da Fundação Educacional de Patos de Minas - Fepam e da Associação Beneficente Doutor Paulo Borges - Mantenedora da Santa Casa. O esforço de várias mãos que se dispuseram a trabalhar e investir, foi fundamental para que o Hospital se tornasse realidade, em especial aos recursos de custeio e manutenção majoritariamente disponibilizados pelo município de Patos de Minas, governo de Minas Gerais e pela União por meio do Sistema Único de Saúde - SUS.