Embora tenha sido controlada pela vacinação em massa da população, a Covid-19 continua fazendo vítimas. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Patos de Minas, o município já tem 381 casos positivos da doença registrados em 2024. Três pessoas morreram, sendo todos homens com idades entre 63 e 75 anos. O primeiro óbito ocorreu no dia 18 de janeiro, o segundo no dia 8 de fevereiro e o terceiro no dia 8 de março.

“Importante lembrar que a vacina contra a doença passou a integrar o calendário de vacinação infantil (a partir dos seis meses). Para os grupos prioritários, a indicação é de uma dose de reforço da bivalente este ano”.

E atenção! A partir desta quarta-feira (03), a vacinação contra a Covid-19 passará a ser feita em escala nas unidades de saúde da família. As doses serão disponibilizadas da seguinte forma:

Segunda-feira: Nova Floresta, Lagoa Grande, Alvorada e lpanema

Terça-feira: Gramado, Sorriso, Jd. Paraiso e Alto da Colina

Quarta-feira: Itamarati, Alto Limoeiro, Jd. Paulistano e Várzea

Quinta-feira: Brasil, Pe. Eustáquio, Cristo Redentor, Jd. Panorâmico e Novo Horizonte

Sexta-feira: Sebastião Amorim, Jd. Esperança, Abner Afonso e Guanabara

Considerando o recente comunicado do Governo de Minas Gerais sobre a falta de doses da Pfizer Bivalente, a Secretaria Municipal de Saúde adotou a escala acima descrita para otimizar o uso das doses em estoque.

Segundo a estratégia de vacinação publicada em 2024 pelo Ministério da Saúde, a Bivalente é destinada a grupos prioritários, entre eles pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades.