Patos de Minas está concorrendo ao Selo Ouro de boas práticas por eliminar a transmissão vertical do HIV, ou seja, a contaminação que ocorre de mãe para filho. O último caso de HIV congênita no município ocorreu há mais de 15 anos. A Capital do Milho também pode ser premiada com relação à contaminação de sífilis.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a cidade também está sendo avaliada pelas práticas de eliminação da transmissão vertical da sífilis, categoria em que concorre ao Selo Bronze. Apesar de ainda apresentar casos de sífilis congênita, a taxa de contaminação durante a gestação ou o parto é inferior a 5%.

Sendo validada nas duas categorias, Patos de Minas estará apta a participar do processo de certificação de 2023. As avaliações estão acontecendo esta semana e são realizadas por equipe do Ministério da Saúde.

Os profissionais da pasta visitam Hospital Regional Antônio Dias, Vigilância Epidemiológica, Serviço de Atenção Especializada (SAE), Clínica de Especialidades e unidades de saúde da família.