Hoje, 04 de março, é o Dia Mundial da Obesidade e a data em Patos de Minas é comemorada com o lançamento de um Mutirão de Cirurgias Bariátricas. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, da Santa Casa de Misericórdia e do Grupo Medtronic, que doou os kits cirúrgicos e materiais utilizados nas cirurgias.

Em Patos de Minas, mais de 400 pacientes fazem parte de um programa de tratamento contra a obesidade lançado pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta etapa, 10 pacientes obesos foram selecionados para realizarem as cirurgias bariátricas, totalmente gratuitas, através do Sistema Único de Saúde.

O médico cirurgião Edson Antonacci é o responsável pela realização das cirurgias. Segundo ele, as 20 primeiras pessoas beneficiadas com a cirurgias bariátricas já colhem os benefícios do tratamento, com redução na quantidade de medicamentos e melhora da qualidade de vida. O prefeito Luís Eduardo Falcão ressaltou a importância do programa.


Pessoas obesas de todas as idades podem participar do Programa criado pela Prefeitura. O primeiro passo é procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. Segundo a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, é o médico da UFS que vai indicar o paciente para o tratamento contra a obesidade.

Cirurgia minimamente invasiva

Diferentemente da cirurgia aberta ainda praticada na maioria dos hospitais do SUS, a cirurgia bariátrica laparoscópica a ser usada pelos médicos no mutirão é uma técnica menos invasiva e mais confortável para o paciente. Na videolaparoscopia são feitas de quatro a sete mini incisões de 0,5 a 1,2 centímetros cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo. Trata-se de uma técnica menos invasiva e mais confortável para o paciente, com um tempo de recuperação mais breve, com alta hospitalar antecipada e redução dos riscos de complicações.