Com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, a mobilização contra a Dengue que vai acontecer neste sábado (24) em Patos de Minas será estendida para outras 20 cidades da região. As ações vão acontecer a partir das 8h da manhã, com uma programação que inclui mutirão de coleta de inservíveis, blitz educativa e carreata de conscientização.

O aumento surpreendente dos casos de Dengue em Minas Gerais tem causado preocupação nas autoridades de saúde. Em Patos de Minas, a doença já considerada uma epidemia e a prefeitura decretou situação de emergência. São mais de 2.500 notificações somente neste início de ano.

As ações que serão realizadas neste sábado (24) têm como objetivo principal a conscientização da população para combate os fogos do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação Minas Unida no Combate ao Mosquito vai mobilizar a população e profissionais de saúde de todos os 21 municípios da região da Superintendência  Regional de Saúde de Patos de Minas. As cidades são: Arapuá, Brasilândia de Minas, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Santa Rosa da Serra, Serra do Salitre, Tiros, Varjão de Minas e Vazante.

O Dia D da ação Minas Unida no combate ao Mosquito em Patos de Minas ocorre em locais estratégicos do município, iniciando as atividades na Orla da Lagoa Grande dando início a carreata, percorrendo os caminhos  da blitz educativa até o UNIPAM.

Veja como será a programação:

- Mutirão de coleta

Locais: bairros Quebec, Vila Rosa, Jardim Recanto e Nossa Senhora Aparecida

- Blitz educativas Major Gote

Local: Inicia na avenida Piauí, esquina com rua Barão do Rio Branco, e finaliza no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) - rua Major Gote, 808, bairro Caiçaras, Patos de Minas - MG

- Carreata em parceria com diversas instituições

Local: Orla da Lagoa Grande até o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) - rua Major Gote, 808, bairro Caiçaras, Patos de Minas - MG