A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está promovendo a Estratégia de Multivacinação nas Escolas de todo o estado. Em Patos de Minas, mais de 9 mil adolescentes até 15 anos serão imunizados. A campanha acontece de 21 de outubro a 4 de novembro. O objetivo é imunizar e atualizar o cartão de vacina do público alvo.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde, Lilian Marinho, essa campanha irá proporcionar que o público alvo se imunize contra vários tipos de doença além de deixar em dia o cartão vacinal. Ela ressaltou a parceria com o estado uma vez que serão mais de 44 escolas e cerca de 9.500 pessoas imunizadas.

A Superintendente regional de Saúde do Estado, Maíra Lemos disse que se trata de uma estratégia de vacinação extramuros, ou seja, que vai além das salas de vacinas tradicionais. Segundo ela, o público alvo são pessoas menores de 15 anos que não têm o registro de doses administradas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. São ofertadas todas as vacinas do calendário e as vacinas de campanha, como a da Covid -19.

Para a diretora do Colégio Marista, Adriana Carvalho, é importante que a escola participe da vida do aluno e, juntamente com os pais, proporcione a eles esse acesso a saúde de qualidade. Ela disse que os alunos ficaram motivados com a vacinação e não houve qualquer tipo de problema. Quem concordou foi o aluno Victor Fábio de 12 anos. Ele ressaltou a importância da imunização e ainda incentivou outros colegas.

Segundo a diretora de vigilância em saúde, vale ressaltar que a multivacinação está sendo realizada em todas as unidades de saúde da família do município, bem como em outras escolas abrangendo as redes pública e particular de ensino.