A Fazenda Campo Alegre é uma das homenageadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Gado Girolando no ano de 2023. A propriedade, localizada na divisa dos municípios de Patos de Minas e Lagoa Formosa, conquistou o prêmio de campeã nacional do ranking de Rebanho categoria transmissão de genética (PTA e GPTAL)para produção de leite.

O prêmio é baseado no desempenho das fazendas criadoras de gado girolando. Nesta edição, a Associação analisou dados de 342 rebanhos de gado Girolando no país. Para definir a premiação, foram usados dados de 22 mil lactações que ocorreram de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

A Fazenda Campo Alegre se destacou e foi considerada a melhor do Brasil na capacidade de transmissão genética para a produção de leite. A propriedade também possui o melhor touro 3/4 de genoma da raça girolando da Central Alta Genética o LLA Anthony, comercializando sêmen e contribuindo para o melhoramento do gado leiteiro.


“Produzimos leite e fazemos genética”, conta o produtor Leonardo Avelar. Segundo ele, o melhoramento genético traz inúmeros benefícios para o produtor e compensa todo o investimento. Ele explica que existem linhas de financiamento para produtores que desejam melhorar o seu rebanho.

A média nacional do gado Girolando é de 5.420 litros por lactação, de 305 dias. Na Fazenda Campo Alegre, a média chega a 8.700 litros por animal por lactação encerrada e segundo Leonardo Avelar, tem animais que ultrapassou os 16.000 litros em uma lactação.