O mês de abril é dedicado para a conscientização do sociedade para o Autismo. Na manhã deste sábado (06), dezenas de voluntários saíram em caminhada pelas ruas do centro de Patos de Minas, chamando a atenção das pessoas para as necessidades e direitos das pessoas afetadas por esse transtorno.

O Autismo geralmente se manifesta nos primeiros 5 anos de vida. O psicólogo Crisley Christian explica que o transtorno do neurodesenvolvimento provoca dificuldade de socialização, movimentos repetitivos e dificuldade com a fala. Com hiperatividade e déficit de atenção, as crianças com Autismo são alvos de discriminação.

A Flávia Nogueira é conselheira da "Onda", uma entidade que cuida dos direitos das pessoas com Autismo. Ela conta que já foi convidada a se retirar de um supermercado com o filho Autista por pessoas que não entenderam a condição da criança.  Por isso, ela destaca a importância da conscientização.

Lidiane Bicalho é presidente da ONG Esperança Azul. Segundo ela, a entidade já atende mais de 550 famílias em Patos de Minas. Segundo ela, esse tipo de ação é importante para desfazer mitos e preconceitos que existem em torno do Autismo e para mostrar que as crianças autistas tem suas dificuldades, mas são saudáveis e inteligentes como as outras.