O município de Patos de Minas adotou neste início de 2024 uma tecnologia biológica, inovadora e sustentável que usa mosquitos Aedes aegypti do Bem para combater a própria espécie, fazendo o controle da população de fêmeas transmissoras de doenças e protegendo, de forma eficaz, os moradores dos bairros Jardim Esperança e Nossa Senhora Aparecida. As duas regiões, que contam com 3.773 imóveis, receberão cerca de 350 Caixas do Bem distribuídas em 75 hectares de área urbana. Esses são os projetos-pilotos, sendo o objetivo da administração ampliar a ação para outras localidades.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, a iniciativa tem o objetivo de diminuir a população do mosquito transmissor da doença que matou 1.079 pessoas no último ano no Brasil, batendo o recorde de mortes em 2022. "Pensando que o Aedes aegypti vem se mostrando adaptável às mudanças climáticas e que temos cada vez mais casos de dengue e outras doenças por ele transmitidas, essa é mais uma estratégia da Prefeitura de Patos de Minas no combate ao mosquito. O Aedes do Bem vem justamente para isso, para que a gente una tecnologia e saúde e consiga resultados mais eficazes em conjunto com as medidas convencionais aplicadas no nosso dia a dia", disse.

Como funciona

Desenvolvida pela multinacional de biotecnologia inglesa Oxitec, fundada na Universidade de Oxford e presente no Brasil desde 2011, a solução inovadora e sustentável chamada Aedes do Bem foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 2020 e, além de ser livre de inseticidas químicos, é altamente eficaz no controle biológico do mosquito Aedes aegypti. É uma tecnologia que libera Aedes aegypti machos autolimitantes, que não picam e não transmitem doenças. O produto é composto por uma caixa reutilizável e refis contendo os ovos de mosquitos.

A solução foi distribuída pelo Grupo Astral, representante comercial oficial do Aedes do Bem em Patos de Minas. Os Agentes de Endemias da cidade, treinados pelo time de Operações da Oxitec, serão responsáveis pela instalação das Caixas do Bem na área urbana – onde o mosquito costuma deixar seus criadouros – e também pela troca dos refis, que deve ser feita a cada 28 dias.

A solução é bastante simples e fácil de usar. Os ovos dos Aedes do Bem se desenvolvem dentro da Caixa do Bem assim que ela é ativada com água limpa. Quando os Aedes do Bem machos atingem a fase adulta, voam da caixa para o ambiente urbano, procuram ativamente e acasalam com as fêmeas do Aedes aegypti – que picam e são responsáveis pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Deste cruzamento, apenas os descendentes machos sobrevivem e chegam à fase adulta, herdando dos pais a característica autolimitante que confere a capacidade larvicida fêmea-específica. O resultado é a queda do número de fêmeas que picam e transmitem doenças, e, consequentemente, o controle populacional direcionado do Aedes aegypti.

Os Aedes do Bem agem especificamente no controle do Aedes aegypti e não afetam outras espécies de insetos benéficos ao meio ambiente, como abelhas e joaninhas; não causam nenhum dano ao meio ambiente, às pessoas e aos animais. Não são tóxicos e nem alergênicos. Não se concentram ao longo da cadeia alimentar e não causam efeitos adversos quando consumidos por outros animais.

“Ter a possibilidade de implantar a solução em Patos de Minas é motivo de muita alegria e a oportunidade de alcançarmos mais municípios do estado”, afirma Natalia Ferreira, diretora da Oxitec Brasil. “Minas Gerais mais uma vez sai na frente ao adotar uma solução inovadora, sustentável e altamente eficaz para o controle deste mosquito que transmite a dengue e tantas doenças. Estamos felizes e honrados com essa nova parceria.”

Programação em Patos de Minas

Na segunda-feira (22), pela manhã , a parceria será oficializada em um evento para 250 pessoas, entre empresários, autoridades, profissionais de saúde e interessados, no auditório do UNIPAM (Bloco N).

Das 13h até 17h, as Caixas do Bem serão instaladas e ativadas no bairro Nossa Senhora Aparecida, com mobilização porta-a-porta e informações à população.

A mesma ação acontecerá nos dias que seguem (agenda abaixo), e no sábado, dia 27/01, haverá evento informativo sobre a iniciativa no Parque do Mocambo, no Bairro Jardim Paraíso.

Dia 23/01 – 3ª feira

Das 8h às 11h – mobilização porta-a-porta no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Das 8h às 9h – agentes de saúde e equipe de apoio do Grupo Astral e da Oxitec estarão na UBS Dr. Geraldo Resende Lima, localizada na Praça Sete de Setembro, 85, para fazer o acolhimento das pessoas no espaço e falar sobre o projeto.

Das 15h às 16h – reunião no gabinete do prefeito com empresários para explorar possíveis parcerias público-privadas na adoção do Aedes do Bem™ e extensão do tratamento para outras áreas da cidade.


Dia 24/01 – 4ª feira

Das 8h às 11h – mobilização porta-a-porta no Bairro Jardim Esperança.

Das 8h às 9h – acolhimento na UBS Jardim Esperança, localizada na Avenida João Marques de Queiroz, 773.


Dia 25/01 – 5ª feira

Das 8h às 11h – mobilização porta-a-porta no Bairro Jardim Esperança.


Dia 26/01 – 6ª feira

Das 8h às 17h – mobilização porta-a-porta no Bairro Jardim Esperança.

Das 8h30 às 10h30 – blitz educativa na região central da cidade, na esquina da Rua Major Gote com a Rua Olegário Maciel.


Dia 27/01 - sábado

Das 8h às 11h

Parque do Mocambo

Bairro Jardim Paraíso

96% de supressão do Aedes aegypti em Indaiatuba/SP

As liberações de mosquitos Aedes do Bem em comunidades urbanas densamente povoadas e afetadas pela dengue no município de Indaiatuba, no interior de São Paulo, levaram à supressão significativa da população de Aedes aegypti local em até 96%.

O estudo, que foi publicado na revista científica Frontiers in Bioengineering and Biotechnology e revisado por pares, testou a liberação de mosquitos machos Aedes do Bem™ em comunidades densamente povoadas do município. A infestação de mosquitos Aedes aegypti -- transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela -- foi monitorada nessas regiões durante o período e sua presença no ambiente foi comparada com populações de outros bairros que não receberam mosquitos machos Aedes do Bem™.  Durante o pico da temporada de mosquitos (novembro de 2018 a abril de 2019), as populações do Aedes aegypti em áreas tratadas foram suprimidas entre 88% e 96% em relação às áreas não tratadas.

Sobre a Oxitec

A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas para o controle de pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam o gado. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec é liderada por uma equipe apaixonada composta por 15 nacionalidades e é apoiada por parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos de classe mundial.