Contribuintes do município de Patos de Minas têm a possibilidade de ajudar a transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de risco, e também de idosos sem custo nenhum, através da Renúncia Fiscal na Declaração de Imposto de Renda.

E com uma vantagem: essa ajuda é revertida para quem doa por meio de abatimentos no seu imposto de renda. As doações podem ser feitas até o dia 30 de dezembro de 2022, sendo destinadas ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e Fundo para o Idoso (FID).

Para Pessoa Física, valor doado será abatido, até o limite de 6% do total devido à União, no imposto de renda do próximo ano. Pessoas jurídicas também podem destinar até 1% de seu imposto, sendo que a doação já pode ser lançada na declaração do IR.

É possível doar por meio de depósito bancário ou transferência para o FIA através da conta:

Banco do Brasil –

agência 0190-2,

conta 58.842-3,

CNPJ 15.777.946/0001-36 –

Depois de efetivar a doação, o contribuinte deve repassar o comprovante ao seu contador, ou emitir recibo no Aprova Digital (plataforma patosdeminas.prefeituras.net) . Esse é o comprovante que será utilizado na declaração.

Cabe ressaltar que doações feitas diretamente para as entidades não são passíveis de dedução. Para fazer jus ao abatimento, é necessário que a doação seja repassada para o FIA.

E, que a destinação de parte do IR não representa gasto extra para o contribuinte, pois a dedução recai sobre o imposto devido e não sobre o valor a pagar: “Quando é feito o cálculo do imposto de renda, chega-se ao imposto devido. Desse valor serão feitos os abatimentos e as deduções, resultando o imposto a pagar ou a restituir. Sendo assim os 6% que o contribuinte pessoa física pode doar serão abatidos do valor a ser pago ou acrescentados à restituição.” Cristiane Romão Mariano dos Reis destacou que precisa aumentar a captação, por isso tem feito uma intensificação na divulgação nestes últimos dias. A captação é feita para o Fundo e distribuído para as instituições cadastradas ao CMDCA.

Entidades assistidas – Para receber recursos dos fundos, as entidades precisam ter seus projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em Patos de Minas, são 15 instituições beneficiadas pelo FIA no município: Amigos da Criança e do Adolescente João e Maria; Amparo Eurípedes Novelino; Associação de proteção à Maternidade, Infância e Velhice de Patos de Minas- Casa das Meninas; Associação Vem-Ser de Proteção e Assistência à Criança e ao Adolescente; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos de Minas; Casa da Acolhida; Casa da Sopa Tia Euzápia; Centro Educacional Infantil Beneficente Sementes Farroupilha - Escolinha Tia Edna; Lar Paulo e Estevão; Legião da Boa Vontade; Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas de Patos de Minas - Esperança Azul; Associação dos Deficientes Visuais de Patos de Minas - ADV; Posto de Assistência Chico Xavier; Rede Cidadã, Associação Abba Pai em Patos de Minas.

Para mais informações, entre em contato pelo número 3822-9824 ou 3822-9740.