A tradicional Semana Coopatos terá de cara nova em 2024. Vem aí a Milk Show. Um evento na manhã desta sexta-feira (24), no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, reuniu os responsáveis pela organização da Semana Coopatos e apresentou as mudanças que irão acontecer entre os dias 15 e 22 de junho no Parque de Exposições.

O Milk Show – Semana Coopatos será um evento técnico-comercial focado exclusivamente em conhecimento e tecnologias para os segmentos da cadeia produtiva de leite.  A feira, que acontece de 15 a 22 de junho de 2024, no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, em Patos de Minas (MG), é a única, na região do Brasil central, que tem como objetivo ser uma plataforma de apresentação de tecnologias e difusão de conhecimentos voltados à cadeia leiteira.

Segunda maior bacia leiteira do Brasil, a mesorregião de Patos de Minas é o principal polo de produção de leite de Minas Gerais, estado que ocupa posição de destaque na produção nacional. Localizado no coração do Cerrado Mineiro, o munícipio de Patos de Minas é também uma das mais importantes regiões agropecuárias do país, sobressaindo-se na produção de grãos e cafés especiais, além de ser referência em genética suína.

Com a realização do 21º Milk Show - Semana Coopatos, a cooperativa busca trazer a Patos de Minas uma feira à altura do potencial produtivo da região e gerar conexão entre os atores da cadeia de leite para favorecer a inovação, a eficiência e a competitividade deste setor, responsável por posicionar o Brasil como o terceiro maior produtor de leite do mundo.

Ninguém melhor do que a Coopatos, uma cooperativa com a tradição e solidez de mais 65 anos de atuação a favor do desenvolvimento da atividade leiteira, para capitanear um evento que se destina a trazer conhecimento e soluções para a cadeia produtiva do leite como um todo. Além disso, a cooperativa acumula experiência de 20 anos de realização da Semana Coopatos, evento que se tornou referência no agronegócio regional por desempenhar o importante papel de dar sustentação ao negócio de milhares de produtores de leite, ao facilitar o acesso a produtos, insumos e tecnologias de ponta e promover a inovação no campo.


Com o Milk Show, a cooperativa busca ampliar o alcance da Semana Coopatos, atraindo produtores de outras regiões de Minas Gerais e de estados vizinhos, como Goiás, Distrito Federal, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, bem como estendendo o alcance da feira para incorporar todos os segmentos da cadeia leiteira. O Milk Show também será um espaço privilegiado para difusão de conhecimento técnico, networking e excelentes oportunidades de negócios.

Entre os expositores estarão multinacionais e grandes fabricantes de máquinas, equipamentos e veículos, empresas de soluções em mecanização e automação, os principais laboratórios de saúde animal, fabricantes de insumos para a agricultura e a pecuária, prestadores de serviços agrícolas e de logística, empresas de genética bovina, startups com inovações focadas na pecuária leiteira, dentre outros.

Um evento que vem para resgatar a tradição da pecuária leiteira, sem perder a conexão com as novas gerações, que estão promovendo uma verdadeira transformação no campo. Um evento que vem para celebrar a força do agro, fomentar o empreendedorismo rural e posicionar Patos de Minas definitivamente no cenário agropecuário nacional.

Objetivos da Coopatos com a transição Semana Coopatos para Milk Show:

Destacar Patos de Minas como região de referência na produção de leite: segunda maior bacia leiteira do Brasil.

Evidenciar a importância econômica da pecuária leiteira na região do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

Ampliar o alcance da feira, atraindo produtores de outras regiões do Brasil, sobretudo, de médio e grande porte (potenciais cooperados).

Posicionar a Coopatos como protagonista no cenário agropecuária regional.