O salário não chega até o final do mês? Está devendo o cartão de crédito e ficando endividado? O primeiro passo para ter uma vida financeira controlada é anotando todas as despesas e gastos, por menor que eles sejam. A dica foi dada pelo economista Cícero Cambraia, durante participação no Programa Contraponto do Patos Hoje. Ele explicou que a gente só consegue controlar aquilo que a gente conhece.

Também participou do programa, o gerente de relacionamento do Sicoob Credicopa, Sidney Quitério Marcelino. A Cooperativa de Crédito nasceu na garagem da Associação Comercial de Patos de Minas e se tornou uma das maiores instituições do gênero na região. A Credicopa está presente em diversas cidades, como Uberaba, Uberlândia e Patrocínio e pretende abrir novas agências na região.

Para quem está endividado e pagando juros altos, como os cobrados por cartões de crédito e cheque especial, a orientação do economista Cícero Cambraia é para procurar instituições como o Sicoob Credicopa e fazer um empréstimo mais longo, com juros mais baixos, para quitar as dívidas mais onerosas. No caso do cartão de crédito, Cícero esclareceu que a dívida pode dobrar em pouco tempo.

Sidney explicou que o Sicoob Credicopa oferece diversos tipos de serviços para os seus associados, com a vantagem de que o cooperado tem participação nos resultados. Na entrevista acima você vai saber também como se tornar sócio do Sicoob Credicopa.