Patos de Minas fechou o mês de janeiro com mais de 1.200 casos notificados de dengue. O mês de fevereiro está começando e os números continuam elevados. Em entrevista ao programa Contraponto do Patos Hoje nessa terça-feira (06), a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, confirmou que Patos de Minas já vive uma situação de pandemia e que o decreto reconhecendo a gravidade da situação deverá ser publicado ainda nesta semana. Veja!

Os bairros com maior número de casos são o Cristo Redentor, Novo Horizonte, Nova Floresta e o Centro da cidade, com números que superam 180 notificações no ano. Segundo Ana Carolina, na maioria dos casos, o vírus circulante é o tipo 1 e 2, que é uma Dengue mais branda. Mas com o grande número de casos, existe o risco de ocorrer casos mais graves.

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a dengue é cuidando do quintal de casa e eliminando todo local que possa acumular água e que serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. A maioria dos focos está no interior das residências. Bebedouros de animais devem ser lavados periodicamente e ter a água trocada.

Visita do agente de endemia

Os moradores devem permitir o acesso dos agentes de endemias às residências. Eles são treinados e capacitados para descobrirem locais que acumulam água e que às vezes, podem passar despercebidos pelos moradores, com ralinhos pouco usados.

Onde procurar

As pessoas com sintomas de Dengue devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa. O paciente só deve procurar a UPA em casos mais graves, com febre acima de 40 graus e quando há sangramentos.

Centro de Enfrentamento da Dengue

A Prefeitura já está preparando um espaço para funcionar como Centro de Enfrentamento da Dengue. A unidade está sendo instalada na antiga sede da Colégio Ipê, na rua Vereador João Pacheco, atrás do Cemitério. O espaço será inaugurado no dia 1º de março. Todos os casos leves da doença deverão ser atendidos neste espaço.