Com as previsões alarmantes para os casos de Dengue em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas vai adotar novas ferramentas e tecnologias para combater o mosquito Aedes Aegypti. Além da soltura de espécies modificadas geneticamente para evitar a transmissão dos vírus, os agentes de endemias também vão ganhar drones.

O uso de novas tecnologias tem aumentado a esperança de mais efetividade no combate à Dengue. Os drones, por exemplo, oferecem mais mobilidade e capacidade para transpor obstáculos e alcançar lugares usados como criadouros que a ação terrestre seria incapaz. Além de detectar esses criadouros, os drones também poderão fazer o combate, com a aplicação de larvicidas e do próprio inseticida.

“Nós temos um alerta de uma onda de Dengue para o ano que vem e com predominância do tipo 4, que é o tipo mais grave. Aquela Dengue que agrava mais, que dá sintomas mais intensos, com hemorragia. O que tudo indica, o alerta de todos os sistemas epidemiológicos é que seja esse tipo 4, que será o predominante para o ano que vem. Então, nós estamos buscando novas alternativas e tecnologias para combater o mosquito”, disse a secretária municipal de saúde, Ana Carolina.

Além dos drones, o Programa Municipal de Combate à Dengue também vai utilizar mosquitos modificados. Essa alteração genética faz com que o animal produza uma proteína que mata as fêmeas em um prazo de dois dias. Apenas os machos sobrevivem e eles são inofensivos.

“Nas próximas semanas nos vamos divulgar isso que vai ser um benefício muito grande para toda a população”, concluiu Ana Carolina.