O diretor do Presídio Sebastião Satiro, Marcos Brandão explicou o funcionamento do novo sistema.

A direção do Presídio Sebastião Satiro apresentou na manhã desta segunda-feira (23) o novo Sistema de Videomonitoramento da unidade. Os equipamentos foram doados pelo Conselho Municipal de Segurança Pública – CONSEP – e vão reforçar a segurança dos funcionários, das pessoas que trafegam pelo local e dos próprios detentos.

O Sistema de Videomonitoramento conta com 20 câmeras que foram instaladas em pontos estratégicos, dentro e fora do Presídio Sebastião Satiro. Os equipamentos estão interligados a uma central de monitoramento, permitindo que os agentes penitenciários visualizem cada ponto da unidade. As imagens também ficarão armazenadas.

De acordo com o diretor do Presídio Sebastião Satiro, Marcos Lopes Brandão, o sistema de monitoramento vai evitar, por exemplo, que pessoas joguem através dos muros drogas e outros objetos, como já aconteceu. Além disso, as imagens poderão ajudar em futuras investigações, como no assassinato do detento bem na porta do Presídio, registrado no ano passado.

O comandante da 10ª Região da Polícia Militar, coronel Elias, acompanhou o início do funcionamento do Sistema de Videomonitoramento e destacou a importância desta ferramenta no combate e prevenção aos crimes. Além da unidade prisional, as câmeras de vídeo vão monitorar também as vias de acesso ao Presídio.

O diretor do Presídio Sebastião Satiro, Marcos Lopes Brandão, agradeceu a doação feita pelo CONSEP e disse que está aberto para receber sugestões da comunidade. O presidente do Conselho de Segurança Pública, Fernando Diniz, enfatizou que o objetivo do CONSEP é colaborar com a segurança pública e disse que entidade vai continuar auxiliando os órgãos de segurança.

Autor: Maurício Rocha